A Casa de Santa Clara é uma instituição sem fins econômicos. Desde 2004, acolhe e oferece suporte a famílias com crianças de até 12 anos em situação de risco pessoal e social – vítimas de negligências, os mais diversos tipos de violência e violação de direitos, além de abandono.
Considerada referência na sociedade bebedourense e pelos órgãos fiscalizadores, como Conselhos e Poder Judiciário, é mantida através de auxílios arrecadados com sócios contribuintes, realização de eventos, campanhas de captação de recursos e auxílios municipal, estadual e federal.
Uma obra social da Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus, atua com valores e carisma. Leva o amor aonde ele não existe; a vida aonde ela está em falta; a esperança para quem não mais a tem!
Em 14 anos de trabalho, foram atendidos 1.312 crianças e adolescentes e suas famílias nos serviços:
Clara, nascida na cidade de Assis, Itália, em 1194. Assim como muitas jovens de sua época, pertencia à nobreza; dotada de rara beleza, teve uma educação cercada de conforto, riquezas e luxo, porém infeliz, pois buscava mais do que a vida da burguesia lhe oferecia.
Encontrou no exemplo de São Francisco de Assis um modo de vida que lhe trazia a verdadeira nobreza que seu coração tanto buscava. Despojou-se de tudo, deixou sua família, seus sonhos e abraçou um estilo de vida baseado no Evangelho e no exemplo de Jesus Cristo, uma forma de vida fraterna, de serviço ao próximo, deixando a riqueza e o prestígio de sua família para abraçar uma vida de extrema pobreza e liberdade.
Clara de Assis teve muitos seguidores, onde até os dias atuais vem inspirando pessoas com sua forma de perceber o ser humano com toda sua grandeza, enxergando a presença de Deus em cada um, acolhendo a todos com respeito, amor, ternura e olhar materno.
Nesta mesma inspiração, a Casa de Santa Clara, ao exemplo de Clara de Assis, inspira todos os que se envolvem em suas ações e projetos a agir com a mente e o coração, através de uma trabalho direcionado a manter, desenvolver, valorizar e promover a vida, o direitos e a dignidade de crianças e adolescentes!